Doe Agora

Quem Somos

Como Apoiar

Quem Apoia

(51) 9 9707 0088

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram

© 2019 Fundo Centenário | Associação Fundo Patrimonial Escola de Engenharia

Este website é gerenciado pela Associação Fundo Patrimonial Escola de Engenharia, (CNPJ 31.904.406/0001-08), uma Associação Sem Fins Lucrativos de direito privado cujo objeto social é única e exclusivamente apoiar projetos da comunidade acadêmica da Escola de Engenharia da UFRGS utilizando recursos advindos de contribuições financeiras, submetendo-se rigorosamente aos mecanismos de Governança & Transparências definidos por seu Estatuto Social. A Associação possui personalidade jurídica própria, marca visual própria ("Fundo Centenário") e está juridicamente apartada de qualquer autarquia federal ou demais entes governamentais. Todas as contribuições financeiras são espontâneas e livres de contrapartidas de qualquer natureza (bens ou serviços). As contribuições financeiras realizadas por Pessoas Físicas não são passíveis de dedução fiscal. 

 

O que é o

Fundo Centenário?

Quem Somos

Breve Histórico

Como Funciona?

Fundo Centenário

É uma Associação Sem Fins Lucrativos cujo objetivo é ser uma fonte de recursos perpétua, dedicada a apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação na Escola de Engenharia da UFRGS. Está baseada nas melhores práticas de governança e transparência adotadas no Brasil e no exterior.

Histórico

A história iniciou-se em 2017, quando um grupo de alunos e ex-alunos voluntários uniu-se para buscar soluções de apoio à instituição. Em conversas com potenciais doadores, professores e profissionais do terceiro setor, percebeu-se que havia uma oportunidade para criação de um mecanismo de suporte à Escola.

 

Concebeu-se, então, um fundo de doações para a Escola de Engenharia, buscando iniciar uma jornada de apoio ad aeternum. A iniciativa fomenta o pensamento de longo prazo na região e incentiva a participação da sociedade na Universidade, um dos motores do desenvolvimento científico e econômico do Sul do país.

Fundos Patrimonais (endowment funds)

Conhecidos como endowment funds no exterior, os fundos patrimoniais são estruturas que contribuem para perenidade financeira de instituições. Seu propósito é captar doações e utilizar apenas os rendimentos reais para custear investimentos de longo prazo.

Seleção de Projetos

Governança & Transparência

 
 

Como Funciona

O Centenário foi concebido para funcionar como um endowment. Os recursos são alocados em aplicações financeiras cujos rendimentos reais (acima da inflação) serão destinados a projetos na Escola de Engenharia da UFRGS.

Captação de Recursos

A busca por recursos é uma atividade constante da Associação. Doações podem ser realizadas via transferência, depósito ou pelo website. Cada doação, independente do seu tamanho, faz a diferença para a sustentabilidade do Fundo. Clique para saber como doar. 

Gestão dos Investimentos

A segurança na gestão dos recursos é um alicerce fundamental para a perenidade do capital do Fundo. Por isso, as aplicações financeiras são avalizadas por um Comitê de Investimentos formado por três membros independentes, todos voluntários e com notório saber em administração patrimonial.

Este Comitê é responsável por propor ao Conselho Deliberativo uma Política de Investimentos, estabelecendo as diretrizes de aplicação dos recursos em investimentos de baixo risco, sempre com ênfase na proteção do patrimônio.

Seleção de Projetos

Serão apoiados projetos vinculados à Escola de Engenharia, selecionados através de Editais lançados periodicamente. Qualquer membro da comunidade acadêmica pode inscrever projetos nos Editais.

O Comitê de Projetos verifica a adequação das propostas ao Edital e checa sua viabilidade. Os projetos são, então, enviados ao Conselho Deliberativo, que examinará criteriosamente cada um deles a fim de escolher aqueles com maior potencial para agregar valor à Escola de Engenharia.

Uma vez aprovados, os responsáveis por cada projeto têm o compromisso de apresentar, periodicamente, sua evolução e resultados ao Fundo. A liberação dos recursos é diretamente atrelada ao processo de prestação de contas.

 
 

Governança & Transparência

Baseada nas melhores práticas de fundos patrimoniais no Brasil e no exterior, a estrutura de Governança do Fundo Centenário garante transparência e segurança aos doadores.

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é responsável por definir as diretrizes de atuação do Fundo, além de aprovar seu orçamento, selecionar os projetos apoiados e escolher os membros da Diretoria.

Seus integrantes são eleitos por decisão soberana da Assembleia Geral de Associados, na forma de representação definida pelo Estatuto Social:

  • 2 assentos permanentes para a Escola de Engenharia

  • 1 assento ocupado pelo(a) representante dos Associados Incentivadores

  • 4 assentos para representação de Associados Efetivos

Conselho Fiscal

Responsável por auditar todos os atos praticados pelos demais órgãos de administração do Fundo, zelando pela eficiência e transparência na consecução de seus objetivos.

É composto por três membros, preferencialmente formados na área contábil e/ou financeira.

  • 1 assento permanente para a Escola de Engenharia

  • 2 assentos para membros independentes eleitos pela Assembleia Geral

Comitê de Investimentos

O Comitê de Investimentos é responsável por propor ao Conselho Deliberativo a Política de Investimentos dos recursos do endowment, prezando pela proteção do patrimônio do Fundo.

É composto por três membros, preferencialmente formados na área contábil e/ou financeira.

  • 3 assentos para membros independentes, eleitos pelo Conselho Deliberativo

  • Todos os integrantes devem possuir notório saber em gestão de patrimônio

Comitê de Projetos

Órgão responsável pela pré-triagem dos projetos inscritos, verificando sua adequação aos termos do Edital e checando sua viabilidade antes de enviá-los ao Conselho Deliberativo.  

É composto por três integrantes:

  • 1 assento permanente para a Escola de Engenharia

  • 1 assento para um integrante da Diretoria Executiva, indicado por esta

  • 1 assento para um integrante do Conselho Deliberativo, indicado por este

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é o braço operacional que reúne os voluntários responsáveis pelo dia a dia administrativo do Fundo Centenário. Está incumbida de levar a cabo as diretrizes e estratégias definidas pelo Conselho Deliberativo.

Ajude-nos a construir esta história

Ao contribuir para o Fundo Centenário, você ajuda a Escola de Engenharia da UFRGS a transformar a socidade por meio da tecnologia.