Muitos estudantes da Escola de Engenharia da UFRGS são obrigados a colocar o ensino em segundo plano devido a sua condição financeira. Mesmo o ensino sendo gratuito, os custos indiretos da graduação acabam sendo um obstáculo que faz com que alguns não alcancem seu potencial. Com isso em mente, foi criado o Programa de Bolsas de Permanência.
Através de parcerias com empresas e doadores individuais, viabiliza-se um auxílio mensal de 800 reais aos bolsistas, prorrogáveis por até dois anos. Já o saldo restante da doação direcionada ao Programa passa a compor o “principal” do Fundo.
Este incentivo é crucial para amparar os bolsistas em sua permanência na universidade e para ajudá-los na priorização do alto rendimento em seus estudos.
Como funciona o programa de bolsas de permanência?
Em 2019, a escolha dos bolsistas ocorreu por meio de processo seletivo amplo e universal, baseado nos dispositivos previstos em edital publicado no mês de Agosto. Ao final, após a avaliação de dezenas de estudantes dos mais diversos cursos de engenharia, foram selecionados os candidatos que melhor se adequaram aos termos propostos no Edital – englobando, especialmente, um ótimo desempenho acadêmico e um reconhecido destaque em atividades extracurriculares.