Programa de

Bolsa de Permanência

Muitos estudantes da Escola de Engenharia da UFRGS são obrigados a colocar o ensino em segundo plano devido a sua condição financeira. Mesmo o ensino sendo gratuito, os custos indiretos da graduação acabam sendo um obstáculo que faz com que alguns não alcancem seu potencial. Com isso em mente, foi criado o Programa de Bolsas de Permanência.

Através de parcerias com empresas e doadores individuais, viabiliza-se um auxílio mensal de 800 reais aos bolsistas,  prorrogáveis por até dois anos. Já o saldo restante da doação direcionada ao Programa passa a compor o “principal” do Fundo.

 

Este incentivo é crucial para amparar os bolsistas em sua permanência na universidade e para ajudá-los na priorização do alto rendimento em seus estudos. 

Como funciona o programa de bolsas de permanência?

Em 2019, a escolha dos bolsistas ocorreu por meio de processo seletivo amplo e universal, baseado nos dispositivos previstos em edital publicado no mês de Agosto. Ao final, após a avaliação de dezenas de estudantes dos mais diversos cursos de engenharia, foram selecionados os candidatos que melhor se adequaram aos termos propostos no Edital – englobando, especialmente, um ótimo desempenho acadêmico e um reconhecido destaque em atividades extracurriculares.

Conheça os bolsistas:
Graduando em Engenharia de Controle e Automação, Luiz Guilherme foi agraciado com a Bolsa Dana, ofertada em parceria com a empresa automotiva Dana Incorporated. Ele está atualmente no 3º semestre e é um dos melhores colocados no ordenamento de seu curso. Seu sonho é desenvolver próteses médicas inovadoras. 
A Bolsa Fundo Centenário, patrocinada por um doador anônimo foi concedida à Gabriela, aluna de Engenharia Física na UFRGS. Ela entrou no curso em 2017 e, desde então, tem buscado aproveitar as oportunidades extracurriculares na universidade. Atualmente, ela é bolsista de iniciação científica e faz parte do Laboratório de Implantação Iônica, participando de um projeto em colaboração com países dos BRICS na área de nanoespumas semicondutoras.

Doe Agora

Quem Somos

Como Apoiar

Quem Apoia

(51) 9 9707 0088

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram

© 2019 Fundo Centenário | Associação Fundo Patrimonial Escola de Engenharia

Este website é gerenciado pela Associação Fundo Patrimonial Escola de Engenharia, (CNPJ 31.904.406/0001-08), uma Associação Sem Fins Lucrativos de direito privado cujo objeto social é única e exclusivamente apoiar projetos da comunidade acadêmica da Escola de Engenharia da UFRGS utilizando recursos advindos de contribuições financeiras, submetendo-se rigorosamente aos mecanismos de Governança & Transparências definidos por seu Estatuto Social. A Associação possui personalidade jurídica própria, marca visual própria ("Fundo Centenário") e está juridicamente apartada de qualquer autarquia federal ou demais entes governamentais. Todas as contribuições financeiras são espontâneas e livres de contrapartidas de qualquer natureza (bens ou serviços). As contribuições financeiras realizadas por Pessoas Físicas não são passíveis de dedução fiscal.