Programa de

Bolsa de Permanência

Muitos estudantes da Escola de Engenharia da UFRGS são obrigados a colocar o ensino em segundo plano devido a sua condição financeira. Mesmo o ensino sendo gratuito, os custos indiretos da graduação acabam sendo um obstáculo que faz com que alguns não alcancem seu potencial. Com isso em mente, foi criado o Programa de Bolsas de Permanência.

Através de parcerias com empresas e doadores individuais, viabiliza-se um auxílio mensal de 800 reais aos bolsistas,  prorrogáveis por até dois anos. Já o saldo restante da doação direcionada ao Programa passa a compor o “principal” do Fundo.

 

Este incentivo é crucial para amparar os bolsistas em sua permanência na universidade e para ajudá-los na priorização do alto rendimento em seus estudos. 

Como funciona o programa de bolsas de permanência?

Em 2019, a escolha dos bolsistas ocorreu por meio de processo seletivo amplo e universal, baseado nos dispositivos previstos em edital publicado no mês de Agosto. Ao final, após a avaliação de dezenas de estudantes dos mais diversos cursos de engenharia, foram selecionados os candidatos que melhor se adequaram aos termos propostos no Edital – englobando, especialmente, um ótimo desempenho acadêmico e um reconhecido destaque em atividades extracurriculares.

Conheça os bolsistas:
IMG_5900_edited.jpg
Graduando em Engenharia de Controle e Automação, Luiz Guilherme foi agraciado com a Bolsa Dana, ofertada em parceria com a empresa automotiva Dana Incorporated. Ele está atualmente no 3º semestre e é um dos melhores colocados no ordenamento de seu curso. Seu sonho é desenvolver próteses médicas inovadoras. 
A Bolsa Fundo Centenário, patrocinada por um doador anônimo foi concedida à Gabriela, aluna de Engenharia Física na UFRGS. Ela entrou no curso em 2017 e, desde então, tem buscado aproveitar as oportunidades extracurriculares na universidade. Atualmente, ela é bolsista de iniciação científica e faz parte do Laboratório de Implantação Iônica, participando de um projeto em colaboração com países dos BRICS na área de nanoespumas semicondutoras.
IMG_5896_edited.jpg